Audiência Pública discute a realização de obras
na Estrada Parque Capelinha-Mauá

(jornal A Voz da Cidade - 16/07/2009)

Com a expectativa de estar finalizada no final do ano que vem, a Estrada Parque Capelinha-Mauá tem como seus maiores defensores os moradores.Isso foi averiguado na noite de terça-feira, em audiência pública realizada no Colégio Estadual Antônio Quirino, em Visconde de Mauá, realizada pela Secretaria Estadual de Obras. Esta é a primeira obra do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) a ser desenvolvida no estado.

 

Segundo o subsecretário estadual de Urbanismo, Vicente Loureiro, essa estrada favorecerá toda a região, principalmente os moradores que terão melhor qualidade no deslocamento, alem de facilitar o acesso no deslocamento dos turistas às vilas de Mauá, Maringá e Maromba. Foi mencionado ainda o fato de o estado, com a obra, ganhar a primeira estrada-parque com preocupação na preservação ambiental e na valorização da paisagem da região. O projeto prevê passagens subterrâneas e aéreas para os animais e uma série de mirantes que permitirão uma melhor apreciação do local. A intenção é incentivar a vocação turística da região, criando postos de trabalho e geração de renda para a população.

 

De acordo com o projeto, será construída uma estrada com largura de seis a oito metros, a pavimentação asfáltica será com polímeros (com garantia de 15 anos), contenção das barreiras com taludes, recuperação da vegetação original e deques projetados em algumas áreas de mirante para que a população possa ter uma visão mais abrangente dos vales do Paraíba e do Rio Preto.  Na área de Capelinha será construído um pórtico de acesso à região.

 

O pedido para a obra surgiu em 1998. Os prefeitos de Resende, José Rechuan Júnior (DEM), e de Itatiaia, Luiz Carlos Ypê (PP), estiveram na audiência de terça-feira e se mostraram favoráveis ao projeto. Para ambos, a estrada será um indutor de novos investimentos e trará mais tranquilidade para a comunidade local que hoje, se necessitar de um médico durante a noite, precisa esperar o dia seguinte para ser levada ao hospital.

 

Os moradores colocaram a preocupação sobre uma integração dos projetos de saneamento básico e urbanização com o município de Bocaina de Minas, em Minas Gerais, que faz divisa com todo o vale.Segundo informações do Governo do Estado, há uma disposição do governo fluminense de ajustar os projetos para que todos saiam ganhando. As obras de saneamento na região vão garantir a preservação dos mananciais da bacia do Rio Preto.

 

Participaram da audiência ainda Antonio Carlos Gusmão, do Comitê Estadual de Controle Ambiental (Ceca); Maurício Couto, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Paulo Fontanezzi, secretário de Meio Ambiente de Resende; Conceição de Carvalho, vice-prefeita de Bocaina de Minas, em Minas Gerais ; Elizabeth Pessoa, diretora da Fundação do Departamento de Estradas de Rodagens (DER/RJ) na região; Rogério Rocco, do Instituto Chico Mendes; Monica Monteiro, subsecretária estadual de Turismo; e Renato Quintanilha, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer; além de diretores de diversos órgãos estaduais e dos municípios envolvidos.